Dicionário humano

Já aconselham os mais velhos aos jovens
“Escutem. Abram os ouvidos quando as pessoas convrsam com você”.
Costumeiramente, nós alertam que sobre a mania feia que temos de falar muito e escutar pouco.
Durante a minha vida e até hoje tento seguir este conselho – ainda assim
cometo a gafe de falar horas a fio…
Mas parte da minha maturidade veio através de histórias contadas pelos amigos da minha mãe,
tias e afins em longas rodas de “buracos e suecas”,
Profisisonalmente já me ajudou muito e em situações da vida pessoal também
Para mim, as pessoas são como livros que andam e falam…
E, até hoje espicho os ouvidos quando estou em ônibus e na praia
Mas éis que sou tragada não por aprendizados de sabedoria digamos assim…
Mas de sociabilidade.
Há gírias novas na praça!
E meu círculo de amizade está bem produtivo
Na esticada do final de semana na sexta-feira fui sequestrada e
Mesmo tendo que trabalhar no dia seguinte
Cheguei em casa às duas e meia da madruga tudo por culpa de uma “gíria ou será expressão?”
Tudo é um risco?” – foi assim que cai e foi vítima da minha ingênuidade:
Claro, a vida é um risco – euzinha me achando a poética de bar
Pois é, palavra proferida não dá não voltar
E fui parar no meio de um samba, ou melhor, num lugar chamado Terrerão do Samba ouvindo Arlindo Cruz – mas voltando as pérolas da Língua Portuguesa Popular Jovial…
Outro colega, a toda hora defini absolutamente tudo por “trevas”
Ficar sem din din no carnaval: é trevas
Ser cantado por gays na padaria da esquina de casa é “trevas”
Ter que vir trabalhar numa sexta de carnaval é uma “puta trevas” e por aí vai…
Mas a academia do Oscar lá minha casa nomeou as inovações de outra companheira de trabalho
Como a melhor
Certo dia, ela levantou da cadeira
Bateu o telefone e sentenciou: é um badalhota esse cara!
Ba…o quê?
Juro nunca ouvi essa palavra na minha vida e olha que a galera lá de casa é boa nisso
Segundo ela, badalhota significa idiota, besta e afins.
Mas já outro coleguinha diz que o real significdo é bosta, merda, etc.
Ela retruca e explica que para esse significado é outra palavra badalhossa…
Ou seja, aprendiz duas palavras novas, se alguém for idiota comigo solto badalhota
Mas se quisermos chamar os nossos chefes, professores e namorados de “Seu merda” é badalhossa
Xii, sei não…
Irei pedir um sessão de despacho com o pai Aurélio.

Sobre Conversa no Banheiro

Uma jornalista fora do perfil. Repórter por essência.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

