Visita revolicionária!!! parte 1

Resolvi dividi com os leitores deste humilde blog uma experiência que tive como estudante de jornalismo. Faço um curso chamado Jornalismo de Políticas Públicas e Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

Neste curso, temos palestras com várias pessoas que expõem em âmbitos diferentes o que é, como, por que e quando é possível realizar políticas públicas sociais, principalmente quanto profissionais de jornalismo.

Dentre estas atividades, tivemos um encontro com o filósofo Deodato Riviera, que ajudou na construção do Estatuto da Criança e Adolescente, o ECA, que mudou muito o enquadramento das matérias realizada pela impressa sobre crianças e adolescentes. As opiniões são diversas, adversas sejam convergentes ou divergentes sobre este tema.

Mas a realidade é que sim, a imprensa tem o dever social e ético de ter cuidado ao abordar assuntos que envolvam pessoas nesta faixa de idade, pois há uma exposição que pode por em risco vidas ou ainda, constrangê-las a um ponto que o jornalista seja responsável por alterar a psique destas crianças e jovens.

Deodato coloca para a platéia que o Brasil precisa de uma Revolição. O trocadilho é feito porque o filosofo defende que o enfrentamento – aliais, ele não gosta desta palavra – deve ser efetuado pela educação e pela solidariedade humana e que somente com um aprendizado coletivo, é possível alterar a realidade pressuposta. Abaixo destaquei um dos trechos do texto

“Mais do que um sonho e menos do que uma profecia, essa Revolição possível que vislumbro se efetivada, significará a tomada de um poder novo, de baixo para cima: o poder inspirador e co-inspirador, o poder fiscalizador dos cidadãos comuns, o poder-serviço, baseado na força transformadora da presença ativa dos cidadãos sem poder formal no cenário político, no interregno entre as eleições. Esse poder novo, horizontal e policêntrico, restaurador da construtividade política e social, sem ódio nem violência, será exercido, criativa e permanentemente, por amplas camadas da nossa cidadania, constituídas principalmente por jovens, com sua capacidade de entusiasmo e dedicação — sua paixão –, por idosos, com sua experiência de vida — sua lucidez — e seu tempo disponível, a ser aproveitado a serviço da Nação, e por mulheres, com sua intuição e seu compromisso com o cuidado e a proteção da vida — sua amoratividade. Portanto, paixão lúcida e amorativa, e ação criativa, justa e restaurativa da construtividade política e social seriam os instrumentos anímicos fundamentais dessa possível Revolição Brasileira. Quem viver verá”.

retirado do texto (*) – Revolição + revolução das vontades

Bom, inspirados por esta experiência, o filosofo agendou uma visita de toda a turma a sua casa em Itaipava. A experiência foi rica e uniu mais a turma, mas principalmente foi trocado experiências de vida e não teorias filósofos que muitas vezes apenas divagam sobre um assunto tratado de forma distante.

Assim, uma pessoa da turma montou um vídeo sobre esta visita, que eu trago aqui aos leitores. EM geral, não sou de colocar experiências tão particulares no blog, mas acho que desta vez vale a pena, porque seja pelo trecho do texto ou pelo vídeo, algo pode ser agregado de fato a todos que quiserem conhecer o conteúdo deste post.

Assista ao vídeo. Tem duas partes (na verdade três, mas ainda a parte final está sendo editada).

http://www.videolog.tv/ajax/codigoPlayer.php?id_video=379971&relacionados=S&default=S&cor_fundo=000000&swf=1&width=424&height=318

Anúncios

Sobre Conversa no Banheiro

Uma jornalista fora do perfil. Repórter por essência.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Visita revolicionária!!! parte 1

  1. silvio disse:

    fiquei anônimo, não gostei. sou silvio. abraço.

  2. Anonymous disse:

    excelente e saboroso recomeço. não pare mais. teu futuro é escrever, pensar, escrever, pensar.escrever,pensar, pensar no que escreveu e no que escreverá.sem descarga,bye.sf

  3. Bruno Zênith disse:

    Você sempre diz humilde blog, só se for de coração, pois ele é riquissímo! Valeu por compartilhar assuntos tão interessantes, principalmente para que quer chegar em algum lugar como Jornalista.Achei um máximo essa postagem! ah! colocar o link para poder acompanhar o blog assim fica mais fácil de acha-lo. Qualquer coisa me diga. Abraço!

  4. Oi Tati!Ainda não tinha vindo aqui espiar seu banheiro…Depois eu volto pra ler com calma, agora preciso continuar minha monografia interativa…rsA propósito, te adicionei nos “blogs amigos”!www.tropicaline.blogspot.com Passei só pra dar um beijo (virtual) mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s